A educação K-12 é uma parte crítica do sistema educacional nos Estados Unidos. É a base da jornada educacional de um aluno e a porta de entrada para o ensino superior. Como tal, é importante entender o estado atual da educação K-12 nos Estados Unidos. Os dados mais recentes do Centro Nacional de Estatísticas da Educação (NCES) mostram que há aproximadamente 50,7 milhões de alunos matriculados em escolas públicas K-12 nos Estados Unidos. Esse número tem aumentado constantemente na última década, com o número de alunos matriculados em escolas públicas aumentando em quase 10 milhões desde o ano letivo de 2009-2010. O NCES também informa que a maioria dos alunos K-12 está matriculada em escolas públicas tradicionais, com aproximadamente 43,7 milhões de alunos matriculados nessas escolas. Isso é seguido por escolas charter, que têm aproximadamente 6,2 milhões de alunos matriculados. As escolas particulares respondem pelos 0,8 milhão de alunos restantes. Em termos de desempenho do aluno, o NCES relata que o aluno médio nos Estados Unidos obteve 4,0 na Avaliação Nacional do Progresso Educacional (NAEP) em 2019. Essa pontuação é um pouco superior à pontuação média de 3,9 em 2017. No entanto, há ainda há uma lacuna de desempenho significativa entre alunos de diferentes origens raciais e étnicas. Em termos de qualidade do professor, o NCES informa que a maioria dos professores nos Estados Unidos é altamente qualificada. Aproximadamente 87% dos professores atendem à definição de “altamente qualificado”, conforme definido pela Lei Nenhuma Criança Deixada para Trás. Isso representa um aumento em relação aos 83% de professores que atenderam a essa definição em 2009. Finalmente, o NCES relata que a maioria das escolas K-12 nos Estados Unidos são adequadamente financiadas. Aproximadamente 87% das escolas recebem financiamento suficiente para atender às suas necessidades básicas. Isso representa um aumento em relação aos 81% de escolas que receberam financiamento adequado em 2009. No geral, o estado atual da educação K-12 nos Estados Unidos é positivo. O desempenho dos alunos está aumentando, a qualidade dos professores é alta e a maioria das escolas tem financiamento adequado. No entanto, ainda há espaço para melhorias, particularmente em termos de diminuir a diferença de desempenho entre alunos de diferentes origens raciais e étnicas.